terça-feira, 20 de outubro de 2009

Curdos

O povo curdo é constituído por cerca de 36 milhões de individuos, espalhados por quatro países diferentes, a Turquia, o Irão, o Iraque e a Síria. Na Turquia são cerca de 15 milhões. O Curdistão é uma região montanhosa, onde nascem o Tigre e o Eufrates. Aqui as estradas e passagens ligam o Mediterrâneo com o Cáucaso.

A história deste povo remonta ao séc. VII a.C., ao tempo dos medos, mas os primeiros principados curdos só se formarem no Séc. X.Os curdos nunca tiveram um Estado independente, mas até 1639 desfrutaram de relativa autonomia. Neste ano o Curdistão foi repartido entre os impérios persa (Irã) e otomano (Turquia).A partir daí, sucessivas mutilações no território curdo se deram em função dos arranjos internacionais. Após a 1ª. Guerra Mundial (1914-1918), com o desmembramento do Imperio Otomano, uma parte do Curdistão foi integrada no Iraque e a outra continuou na Turquia. A partir de 1924 o regime turco proíbe a língua, a cultura e as instituições curdas, tendo em vista o seu aniquilamento. Durante a 2a Guerra Mundial (1939-1945), os curdos que estavam sob o domínio do Irã empreendem uma luta armada pela sua independência, a qual conduziu à efémera República de Mahabad (1946). A repressão não se fez esperar onde quer que se encontrassem. O número de curdos exterminados ou deslocados das suas aldeias não pára de aumentar.

Brutalmente perseguidos, centenas de milhares de curdos têm-se refugiados na Europa Ocidental, em especial na Alemanha e agora também na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário